User
Paróquia São Pedro Jacaraípe
Membro desde Maio de 2017
Ainda não doou para campanhas
Paróquia São Pedro Jacaraípe ainda não doou em nenhuma campanha.
Paróquia São Pedro Jacaraípe ainda não criou nenhuma campanha.

A Paróquia São Pedro de Jacaraípe surgiu no dia 09 de abril de 1988, por um decreto do então Arcebispo de Vitória, Dom Silvestre Luiz Scandian. Mas a sua história não começou neste dia. Bem antes, os caminhos já estavam sendo trilhados para que ela surgisse.

No início do século XX, alguns pescadores – Jacaraípe era essencialmente uma vila de pescadores – tendo uma forte devoção a São Pedro, construíram uma pequena igrejinha no alto de um morro, lugar onde hoje conhecemos por Castelândia. Surgindo assim a primeira comunidade do balneário, tendo como padroeiro o primeiro Papa e como co-padroeira Nossa Senhora dos Navegantes. Data da mesma época a igrejinha de Sant’Ana em Manguinhos.

Até o ano de 1978, São Pedro era a única Comunidade que existia em Jacaraípe. Logo a distância e as dificuldades de estar sempre presente, fez suscitar no coração dos fiéis o desejo da criação de alguns Círculos Bíblicos. Além do desejo, era uma necessidade. Para assim aumentar a participação, encurtar as distâncias, trazendo a Igreja para mais perto do povo.

Os fiéis precisavam de algo a mais. Dos Círculos Bíblicos, logo vieram as novas Comunidades, com o apoio de alguns padres, e também dos moradores. Essas pessoas deram a Jacaraípe algo a mais. A religiosidade sempre presente em todos os momentos, cada vez estava mais próxima do povo, e unida a ele.

Com o crescimento dos bairros que formavam a paróquia no dia 23 de Outubro de 2016 Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória, erigiu a Paróquia Santa Luzia, desmembrada integralmente da paróquia São Pedro, a celebração foi presidida por Dom Rubens Sevilha.

Hoje a Paróquia São Pedro de Jacaraípe é composta por 7 Comunidades, indo de Bicanga à Costa Dourada. Tem uma organização Pastoral estruturada em diversos segmentos, e estes subdivididos em diversas Pastorais que movimentam a Igreja e que estão a serviço de toda população.

A Paróquia contou com a ajuda de diversos padres durante a sua história, antes e depois do decreto de fundação. São eles: Pe. Antônio, Frei Manoel, Frei Jair, frei Antônio, Pe.Geraldo, os Padres Combonianos, Pe. Tarcísio Caliman (o primeiro Pároco), Pe. Edemar Endringer, Pe. Jocemar José Zagotto, Pe. Pedro Camilo, Pe. Kelder Brandão, Pe. Renato Paganini , Pe. José da Silva, Pe. Renato Criste e atualmente Pe. Kleber Santos Junior (Administrador Paroquial). A Paróquia São Pedro cresceu e se desenvolveu em meio a dificuldades e alegrias. Por todos os anos contou com a ajuda de pessoas que a todo momento doam seu tempo a serviço do Senhor.